Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 34% em maio

    [Automotive Business]

    Já as vendas de caminhões e ônibus de novas propulsões caíram mais de 50%

    O Brasil emplacou 610 carros elétricos e 5.821 híbridos em maio. O total de 6.431 carros eletrificados vendidos no mês é 34,4% superior aos 4.786 registrados de abril.

    Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta terça-feira, 6.

    Se o mercado de eletrificados continuar no atual ritmo nos próximos meses, é possível que o número de emplacamentos seja igual ou até maior que o de 2022.

    No ano passado, a Anfavea contabilizou 49,2 mil veículos elétricos e híbridos comercializados. Este ano, entre janeiro e maio, já foram 26 mil.

    “É um crescimento extraordinário. Nós teremos um ano bastante interessante para as novas tecnologias de propulsão”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

    Vendas de pesados caiu mais de 50%; MP do governo é vista como solução

    Por outro lado, as vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás caíram 57% em maio, com o emplacamento de apenas 24 unidades, ante 56 em abril. O número registrado no quinto mês de 2023 também é 55% inferior ao de maio do ano passado.

    Ao todo, entre janeiro e maio de 2023, o mercado de novas propulsões de veículos pesados vendeu 249 unidades.

    Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, espera que nos próximos meses os números sejam melhores devido aos incentivos do governo federal para o setor.  Isso porque foi publicada no dia 6 a medida provisória (MP) nº 1.175, que estabelece um programa de bônus para compra de veículos leves, pesados e comerciais no país.

    “Essa MP trará de volta a discussão de como as novas tecnologias vão avançar no mercado. A gente vai acompanhar o número com expectativa de crescer no segundo semestre”, pontua Bonini.