Lançamentos Fiat 2022: confira as seis novidades

    [Fonte: Auto Segredos]

    Entre os lançamentos da Fiat para 2022 marca apresentará modelos inéditos, reestilizações, novidades mecânicas e novas versões

    Uma das marcas da Stellantis que terá o maior número de lançamentos para 2022 é a Fiat. Fabricante de origem italiana terá novos modelos, reestilizações, novidades mecânicas e também novas versões como Pulse esportivo que marcará o retorno da Abarth ao Brasil.

    A falta de insumos tem atrapalhado o calendário de lançamentos devido a falta de previsibilidade no fornecimento de peças. No entanto, serão seis lançamentos da Fiat ainda em 2022.

    Argo e Cronos reestilizados

    A fila de lançamentos Fiat para 2022 deverá ser puxada pela dupla de compactos, Argo e Cronos serão reestilizados e terão como principal novidade a chegada do câmbio CVT ligado ao motor 1.3 Firefly. Ambos poderão dar as caras já em maio.

    No exterior, o Argo 2023 receberá para-choque e grade dianteira redesenhados como revelamos em projeção exclusiva publicada em março. Por dentro, o hatch terá apenas o volante do Pulse e novos revestimentos dos bancos.

    O Argo será oferecido nas versões 1.0, 1.0 Drive, 1.3 Drive, 1.3 Drive CVT, 1.3 Trekking e 1.3 Trekking CVT.

    Os motores 1.0 e 1.3 da família Firefly já estão adequados aos novos programas de emissões. A novidade mecânica da linha Argo será o câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais ligado ao motor 1.3 Firefly.

    Enquanto o Argo receberá novo para-choque, a mudança visual do Cronos 2023 será mais tímida. O sedã já flagrado sem camuflagem por nossa reportagem ostenta apenas uma nova grade dianteira. No entanto, o sedã terá seu número de versões ampliado, com a chegada de duas novas opções com motor 1.0 Firefly. O sedã também contará como principal novidade mecânica, a chegada do câmbio CVT ligado ao motor 1.3 Firefly.

    Com a chegada do motor 1.0 Firefly, o sedã argentino será oferecido nas versões 1.0 e 1.0 Drive sempre com transmissão manual. A opção de entrada não terá controle de estabilidade e tração. Já a opção 1.0 Drive virá com os importantes itens de segurança de série.

    Já com motor 1.3 Firely, o Cronos 2023 reestilizado será comercializado nas versões 1.3 (manual), 1.3 Drive (manual e CVT) e 1.3 Precision (CVT).

    Por enquanto, o kit S-Design deverá voltar a ser ofertado como pacote para a dupla de compactos da Fiat.

    Fiat SUV Cupê (Fastback)

    Um dos lançamentos mais aguardados da Fiat para 2022 é o seu segundo SUV. Com linha cupê, o modelo deverá chegar ao mercado no segundo semestre. O modelo é irmão do Pulse e compartilha a mesma plataforma MLA. Por isso, apesar do maior tamanho, ele manterá o mesmo entre-eixos do Pulse.

    Em termos visuais, o SUV Cupê manterá a mesma identidade visual lateral do Pulse. O que muda é a porta traseira que receberá o mesmo recorte do Cronos.

    Na dianteira, o SUV chamado internamente de Projeto 376 terá muito em comum com o Pulse, capô e pára-lamas são iguais. Para-choque e faróis são exclusivos para diferenciar os irmãos.

    Por dentro, a sinergia entre os dois é grande, eles compartilham o mesmo painel, mas o console central do SUV Cupê é exclusivo e ele terá até freio de estacionamento eletrônico.

    Na traseira, a tampa do porta-malas que terá capacidade bem generosa se abre como no VW Nivus.

    O SUV Cupê terá somente motorização turbo e contará com os motores 1.0 T200 e 1.3 T270.

    O motor 1.0 Turbo é o mesmo do Pulse com 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm. Ele será ligado somente ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais.

    Já em versões mais caras, o SUV terá o motor 1.3 Turbo de 185 cv e torque de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis marchas.

    Ducato reestilizado

    Entre os lançamentos Fiat para 2022, a linha comercial também será contemplada. O Fiat Ducato será reestilizado para ficar com o mesmo visual atualizado dos irmãos Citroën Jumper e Peugeot Boxer. O VUL ganhou para-choque, faróis, capô e grade atualizados. A chegada do Ducato 2023 é esperada para agosto.

    Assim como os irmãos franceses, o Ducato também terá novo motor 2.2 para atender o P-L7. O novo propulsor 2.2 Turbo Diesel rende 140 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 34,7 kgfm a 2.000 rpm. O motor será ligado ao câmbio manual de seis marchas.

    Fiat Scudo

    E não será só a linha de carros da marca que terá modelo inédito. Entre os lançamentos da Fiat para 2022, a marca terá um novo VUL. Chamado de Scudo, ele é irmão dos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Ele também chegará importado do Uruguai como os irmãos.

    Visualmente, ele é idêntico aos irmãos. O que muda é a grade dianteira e o para-choque com linhas visuais que remetem à Fiat. Os faróis deverão ser os mesmos do Citroën Jumpy.

    O Fiat Scudo terá o mesmo motor 1.5 Diesel BlueHDi com potência de 120 cv a 3.500 rpm e torque de 30,5 kgfm a 1.750 rpm. O propulsor é ligado ao câmbio manual de seis marchas. O novo VUL será lançado entre setembro e outubro.

    O Autos Segredos antecipa que o VUL da Fiat será vendido nas versões Cargo e Multi, está última dedicada ao transporte de passageiros.

    Pulse Abarth

    Ao lado do Fiat SUV Cupê, o Pulse Abarth é um dos lançamentos mais importantes da Fiat para 2022. O SUV esportivo marcará a volta da Abarth ao Brasil, que terá status de marca com espaço dedicado nas revendas Fiat. O esportivo chegará ao mercado em novembro.

    No visual externo, o Fiat Pulse Abarth 2023 terá para-choques exclusivos e os adesivos característicos da divisão esportiva. A marca deu novos para-choques dianteiros e traseiros ao SUV. O interior também receberá atenção especial para fazer do esportivo um legítimo Abarth.

    No entanto, a cereja do bolo do Pulse Abarth 2023 será o motor 1.3 Turbo Flex T270 com potência de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, já o torque é de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades.

    Bônus Strada Working

    Prometida para 2021, a Fiat Strada Working seria a nova versão de entrada da picape compacta com capacidade de carga extra. No entanto, a falta de insumos acabou postergando a chegada da nova versão ao mercado e por enquanto, ela não tem previsão de lançamento. Mas se a crise de semicondutores der um refresco, a nova versão poderá ser a sétima novidade entre os lançamentos Fiat para 2022.

    No visual externo, a Strada Working tem para-choques sem pintura como na Endurance e será vendida somente no modelo cabine plus (simples). O chamariz da nova versão é sua capacidade de carga para levar até 770 quilos.

    O motor da Strada Working será o 1.4 Fire EVO com 84 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 11,8 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 86 cv a 6.000 rpm e torque de 12,2 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio é o manual de cinco velocidades, mas ajustado para ter relações mais curtas.