José Carlos Dourado (2019 – 2022)

    Titular da Primavia Veículos (Unaí/MG)

    Presidente do Grupo Primavia enfrentou grandes desafios e superou todas as expectativas.

    Após uma gestão executiva, o Dealer assumiu com o compromisso de trabalhar para garantir a rentabilidade e a perenidade da Rede Fiat, manteve-se fiel aos objetivos e cumpriu o compromisso de retomar o diálogo e estabelecer novos marcos nas políticas comerciais.

    Depois de um período em que a Associação foi presidida por um gestor executivo, um Dealer voltou ao comando da entidade com o objetivo de restabelecer o diálogo com a montadora, reafirmar a legitimidade da ABRACAF e encerrar as pendências do passado. No final do seu primeiro ano de gestão, encarou um desafio que nenhuma outra gestão havia enfrentado: uma emergência sanitária causada pela pandemia do Covid-19. O Brasil e o mundo pararam. Uma crise sem precedentes se formou, forçando a imposição de novos métodos de manter a atividade produtiva, como o estabelecimento de trabalho remoto e a ampla utilização de meios digitais. Desde 2019, a ABRACAF e a Rede Fiat já haviam iniciado um programa de otimização dos meios digitais, o que foi fundamental para o enfrentamento da crise. Para apresentar soluções, determinou a instalação do Comitê de Crise, que rapidamente se transformou no Comitê de Retomada. Grandes Parcerias de Valor foram formadas, que proporcionaram soluções imediatas à gestão de toda a Rede.

    Em 2020, com o advento da Stellantis, comandou ações que permitiram à ABRACAF posicionar a Rede Fiat como estratégica dentro da estrutura do novo conglomerado global. Neste cenário extremamente volátil, a Fiat, a Rede e a ABRACAF tomaram medidas ousadas, que resultaram na volta da marca à liderança de mercado brasileiro já em 2021, no segundo ano da pandemia. No final do ano, a ABRACAF realizou a sua 10ª Convenção Internacional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, evento que se tornou histórico com o estabelecimento do compromisso de liderança, reafirmado na 11ª Convenção Internacional em Barcelona, no ano seguinte, quando foram lançadas as bases para uma nova era de relacionamento entre a Fiat, a Rede e a ABRACAF. Em 2022, impulsionada pelo lançamento de vários modelos de sucesso, em especial dos SUVs Pulse e Fastback, a Fiat ampliou sua liderança de mercado.

    Obteve ainda em 2022 um acordo comercial que pôs fim a quatro ações judiciais movidas pela ABRACAF em nome da Rede Fiat e, com isso, encerrou as pendências do passado e pavimentou a estrada para o futuro, com uma nova política comercial que preconizava a possibilidade de maior rentabilidade no futuro.

    Ao final do seu mandato, José Carlos legou uma ABRACAF mais forte, mais unida, com diálogo permanente, com conquistas e com ainda mais legitimidade.