Humberto Carneiro (1995-1998)

    Titular da Monza Veículo (Uberlândia/MG)

    Humberto Carneiro torna-se presidente com a missão de incrementar os resultados financeiros e de aprimorar profissionalmente a Rede. Funda, então, a Abracom, braço comercial da ABRACAF, e realiza Assembleia Nacional da Rede Fiat e a 1ª Convenção Nacional dos Concessionários Fiat. Como resultado econômico dessa ampla mobilização organizativa e política, houve um aumento da remuneração de mão de obra em garantia, o que trouxe novo ânimo à Rede.

    Porém, sua gestão enfrentou muitas dificuldades. “Havia muitos tumultos que nos fizeram mudar os rumos da ABRACAF. As contas eram rigorosas e havia uma dependência forte com a montadora, o que gerava muitos conflitos. Quase chegamos a uma disputa judicial”, diz, mas ressalta que, no final das contas, tanto a Associação, quanto a Rede e montadora souberam trabalhar em equipe.

    “A Rede, enfim, entendeu: Ou ganhamos ou perdemos juntos. A Associação percebeu a importância de uma Rede unida, fizemos um trabalho de amadurecimento, o qual permitiu nos consolidar no mercado e ser o referencial que somos hoje. Porém, foi à duras penas, como costumo dizer: ‘não se faz omelete sem quebrar os ovos’ – não existe vitória fácil”, afirma.

    A gestão de Carneiro soube lidar líderes fortes, com grandes tensões, negociando com num ambiente duro e pouco favorável, mas sem fugir de princípios e posturas empresarias da ABRACAF, muito menos sendo subserviente.