VW compra 50% da JAC Motors com foco em carros elétricos

    [Fonte: UOL]

    A Volkswagen confirmou a compra de 50% das ações da JAC Motors para expandir a produção de veículos elétricos na China.

    O acordo prevê um aporte de 1 bilhão de euros por 50% das ações da JAG, empresa que controla a JAC.

    Além disso, a VW também investiu 1,1 bilhão de euros para adquirir 26% da fabricante de baterias Gotion High-Tech Co. Ltd e ampliou sua participação na joint-venture JAC Volkswagen de 50% para 75%.

    “Juntamente com parceiros fortes e confiáveis, a Volkswagen está fortalecendo sua estratégia de eletrificação na China. O segmento de carros elétricos está crescendo rapidamente e oferece muito potencial para a JAC-Volkswagen. Estamos impulsionando ativamente o desenvolvimento de células de bateria na China por meio de nosso investimento estratégico na Gotion”, declarou Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG.

    A joint-venture JAC Volkswagen atua desde 2017 e prevê lançar cinco novos modelos elétricos no mercado chinês até 2025. A parceria ainda inclui a construção de uma nova fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento, ambos em Hefei.

    Muda algo no Brasil?

    Como o acordo é válido apenas na China (ao menos inicialmente), nada muda nas operações das fabricantes em outras partes do mundo.

    E evidentemente isso vale para o Brasil, onde a JAC é representada pelo grupo SHC, controlado pelo empresário Sérgio Habib. No caso da VW, a empresa alemã possui apenas um modelo híbrido no mercado brasileiro, o Golf GTE. Futuramente, a empresa pretende lançar veículos elétricos por aqui, embora não tenha confirmado quais seriam eles.