Toyota vende metade de suas ações da Uber

    |Fonte: Automotive Business|

    Montadora tinha interesse em desenvolver direção autônoma, mas Uber vendeu divisão

    A Toyota cortou pela metade sua participação nas ações da Uber. Em março, a montadora japonesa tinha 5,13 milhões de ações da companhia de ride-hailing, sendo que eram 10,25 milhões um ano antes. A informação é da agência de notícias Reuters.

    A parceria entre as duas companhias foi firmada em 2018, quando a Toyota investiu US$ 500 milhões na Uber para que ambas pudessem desenvolver juntas tecnologias para carros autônomos. No entanto, em 2020, a Uber vendeu sua divisão de carros autônomos para a Aurora Innovation como forma de cortar custos.

    Toyota vende ações mas mantém parceria com Uber

    Desde então, a Aurora tem feito avanços com sua tecnologia de direção autônoma e já realiza testes nos EUA. A Toyota faz parte do projeto, fornecendo os carros para os testes do sistema.

    As ações remanescentes da Uber que estão com a Toyota valem US$ 165,5 milhões. “A Toyota continua a ter ações como parte de nosso objetivo de manter uma colaboração e uma boa relação com a Uber”, disse à Reuters Shiori Hashimoto, porta-voz da montadora. “O desenvolvimento de veículos ligados à direção autônoma era um dos objetivos do investimento da Toyota”, afirmou ele.