Stellantis olha para além da era SUV com novo Peugeot 408

    |Fonte: Forbes Brasil|

    PARIS (Reuters) – A Peugeot, uma das marcas francesas da Stellantis, apresentou seu novo modelo 408 nesta quarta-feira, apostando que o sedã “fastback” atrairá motoristas que estão enjoados de veículos utilitários esportivos (SUV).

    Os SUVs têm sido muito populares nos últimos anos na Europa, atingindo um recorde de 46% de participação nas novas vendas na França em maio, o mesmo nível dos sedãs tradicionais.

    Mas a Peugeot acredita que essa popularidade criou uma expectativa entre alguns motoristas por mais originalidade.

    “(Alguns clientes do Peugeot 408) desejam um estilo mais original e inovador do que um SUV compacto, que consideram muito comum (…)”, afirmou em comunicado.

    “Fastbacks” são conhecidos por terem uma única inclinação do teto até a traseira do veículo.

    Assim, o novo 408 é muito mais baixo e mais comprido que o SUV 3008 da Peugeot, com uma linha fluida e aerodinâmica que lhe confere uma silhueta distinta dos modelos convencionais.

    No entanto, o novo carro, que será fabricado em Mulhouse, no leste da França, tem algumas características de SUV populares, como distância elevada do solo, rodas grandes e tampas de plástico pretas nos para-lamas, nas laterais e no escudo traseiro.

    O 408 será lançado no início do próximo ano na Europa e na China em meados de 2023, onde será produzido em Chengdu.

    Inicialmente, será equipado com motores a gasolina e híbridos gasolina-elétricos antes de mudar para uma versão totalmente elétrica.