Stellantis investe 33 milhões de euros em Centros de Tecnologia

    [Fonte: IG]

    Investimento faz parte de núcleos voltados à mobilidade sustentável, veículos autônomos e testes em túnel de vento

    Como parte do investimento de 33 milhões de euros (R$ 177.289.200, em uma conversão simples)  em duas das suas instalações de testes globais, o grupo Stellantis pretende em longo prazo vender apenas veículos elétricos (EV) e ainda dominar o mais elevado nível de tecnologia de condução autônoma, segura e confiável.

    Essa iniciativa vai em direção ao plano estratégico Dare Forward 2030, notadamente com a redução em 50% nos níveis das emissões de carbono de 2021 até 2030 e a neutralização total das emissões até 2038.

    Entre as melhorias, o Centro de Segurança de Orbassano , localizado na Itália, foi integrado aos processos de engenharia digital e atualizado para receber quatroquatro pontos de impacto

    Além disso, foram aprimorados a capacidade de realizar testes completos de veículos elétricos a bateria e tecnologias de condução autônoma para carros de passeio, caminhões e comerciais leves.

    Já o Túnel de Vento em Auburn Hills , Michigan, EUA, foi ampliado com a adição da tecnologia de placas de solo dinâmicas, simulando viagens em estrada e fornecendo medições aerodinâmicas mais precisas dos veículos. A redução da resistência ao vento beneficia a autonomia de condução dos veículos elétricos à bateria.

    Os principais objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis incluem atingir um mix de vendas de 100% de veículos de passageiros BEV na Europa, e um mix de vendas de 50% de veículos de passageiros e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.