Presidente da Fiat Chrysler estima 3 anos para se recuperar da crise

    [Fonte: Poder 360]

    O presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na América Latina, Antonio Filosa, diz que a montadora deve levar 3 anos para se recuperar dos danos econômicos causados pela crise da pandemia.

    “A partir da metade de maio, a produção começou a ser retomada gradualmente e o comércio de veículos voltou a reagir. É uma reação lenta, que nos leva a prever que precisaremos de 3 anos para recuperar o nível de mercado do ano passado. Projetamos para este ano uma queda de 40% em relação ao ano anterior”, disse Filosa em entrevista ao Poder360.

    O lucro computado antes de juros e impostos (Ebit) teve uma queda de R$ 161 milhões no 1º trimestre de 2020 nas montadoras da América Latina. A comparação é com o mesmo período do ano anterior, que somou R$ 625,8 bilhões.

    “O lucro na América Latina caiu € 27 milhões (R$ 161 milhões), refletindo a forte retração do mercado argentino e, em parte, a paralisação da produção e do mercado em função da pandemia do coronavírus no Brasil e demais países da região.”

    O presidente para a América Latina também destacou a queda histórica de produção neste mês de abril.

    “Em abril foram produzidos no Brasil apenas 1.800 veículos, volume idêntico ao fabricado mensalmente em 1957, quando a indústria começava a se instalar no país. Foi 1 recuo de 6 décadas”, ressaltou.

    INVESTIMENTOS

    Mesmo diante de uma forte recessão produtiva e também dos balanços trimestrais, a FCA mantém seu plano de investimentos, mas alonga 1 pouco o prazo para realizá-lo.

    “Estamos em meio a 1 ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões que seria concluído em 2024. Abrange o lançamento de 3 modelos da marca Fiat e 1 novo Jeep, além de uma fábrica de motores turbo e a adoção de novas tecnologias embarcadas, sobretudo de conectividade. Todos os planos estão mantidos, mas o prazo de execução será alongado em 1 ano (para 2025)”, falou o presidente da montadora.

    PREVENÇÃO À COVID-19

    As atividades na Fiat Chrysler voltaram parcialmente no mês de maio. Foram adotadas medidas sanitárias e protocolos de segurança para proteger os funcionários do coronavírus.

    “A segurança começa em casa, com o apoio de 1 aplicativo que acompanha o estado de saúde de cada 1, segue pelos ônibus que conduzem às fábricas, nas quais implementamos controle de temperatura corporal nas portarias, redesenhamos o layout das linhas de produção e adotamos mecanismos de distanciamento social nas áreas de uso comum. Também aumentamos o trabalho remoto entre os administrativos”.

    E-COMMERCE

    A estratégia da marca para tentar confrontar a crise foi reforçar as vendas em plataformas online.

    “Hoje 100% da Rede Fiat está apta a realizar atendimento online. Foi criado o Plantão Fiat no site da marca, para esclarecer as principais dúvidas dos clientes. As concessionárias também atendem via WhatsApp, sendo que muitas delas estão prestando assistência ao consumidor 100% online para todo o processo de vendas (negociação, test drive e entrega do veículo)”, afirmou.