Os 10 carros mais vendidos em março de 2021

    [Fonte: ICarros]

    Fiat Strada lidera e Chevrolet Onix cai para a 3ª posição no ranking; pausa em produção contribuiu para mudança

    Em um mês caótico no Brasil por conta do agravamento da pandemia de coronavírus, o mercado precisou “se virar nos 30” para seguir produzindo e vendendo veículos. O ranking mensal dos 10 carros mais emplacados no País passou por algumas transformações no comparativo com fevereiro.

    Com várias montadoras anunciando pausas nas produções e, aos poucos, retomando suas atividades em abril, podemos dizer que março foi um mês bem atípico nas vendas.

    Vale lembrar que março teve três dias a mais do que fevereiro, mês encerrado no dia 28. Isso contribuiu para que alguns modelos mantivessem números semelhantes e até positivos de vendas em relação ao mês anterior.

    O mercado brasileiro registrou 177.109 unidades comercializadas em março, aumento de 11,93% na comparação com o mês anterior. Entre as montadoras, a liderança é da Fiat, com 21% das vendas.

    Ranking dos 10 carros mais emplacados em março de 2021:

    1- Fiat Strada   

    Assumindo a primeira posição pela primeira vez no ano, a Fiat Strada vendeu em março o total de 10.268 unidades. No mês de fevereiro a picape registrou 9.370 unidades vendidas no Brasil e esse aumento representou uma elevação de 9,5% nas vendas de um mês para o outro.

    A nova Strada tem ganhado cada vez mais espaço no mercado após a Fiat lançar sua nova geração no meio de 2020. Dentre os dez modelos mais vendidos no País, ela e a co-irmã Toro são as únicas picapes e comerciais leves que apareceram no ranking.

    2 – Hyundai HB20   

    O HB20 subiu no ranking de mais vendidos no mês de março, saltando da terceira posição para o segundo lugar ao ultrapassar o Onix, que tinha garantido a primeira posição no mês de fevereiro.

    O modelo da marca coreana registrou 8.012 emplacamentos em março, o que representou um aumento de 3,8% na comparação com fevereiro, quando foram vendidas 7.717 unidades.

    Se a geração atual do HB20 (lançada em 2019) gerou muita polêmica pelo seu visual, a nova linha 2022, recém-lançada, promete cair cada vez mais nas graças do gosto do brasileiro, ainda mais com os novos itens de segurança de série.

    3 –  Chevrolet Onix   

    Em queda para a terceira posição, o Chevrolet Onix liderava as vendas mensais no País desde outubro de 2020. Em março de 2021 foram 7.933 emplacamentos do modelo, o que representou um decréscimo de 22,6% nas vendas de um mês para outro. Em fevereiro, o hatch registrou 10.260 emplacamentos.

    Apesar disso, o modelo segue sendo uma das preferências nacionais quando falamos de hatch de entrada. Com a volta das atividades da Chevrolet em Gravataí (RS), possivelmente o modelo tem boas chances de recuperar ao menos a vice-liderança nos próximos meses.

    4 – Volkswagen Gol   

    O VW Gol, modelo nacional mais antigo ainda em produção, ficou na quarta posição no mês de março, com 6.891 emplacamentos.

    Mesmo com paralisações na produção da VW, o hatch registrou aumento de 17,8% em suas vendas na comparação com o mês anterior, quando foram de 5.847 unidades comercializadas.

    5 – Fiat Mobi   

    O compacto da Fiat é um dos modelos mais baratos à venda no Brasil e ficou na quinta colocação com 6.725 unidades vendidas em março. O aumento foi de 11,8% nas vendas do Mobi na comparação com fevereiro deste ano, quando foram 6.015 emplacamentos.

    6 – Fiat Toro  

    A picape média da Fiat garantiu a sexta posição com 6.708 emplacamentos no mês de março. Para se ter uma ideia, a Toro em fevereiro vendeu 5.626 unidades, portanto o aumento foi de 19% de um mês para o outro.

    A picape é uma das preferidas para quem quer ter espaço de carga e, ao mesmo tempo, precisa transitar em trechos urbanos. O modelo segue fazendo sucesso mesmo com os recentes aumentos de preços, mantendo um bom custo-benefício aos proprietários.

    7 – Jeep Renegade    

    Em março, o Jeep Renegade teve 6186 unidades emplacadas, o que representou um aumento de 6% nas vendas do principal SUV da marca no Brasil.

    O modelo vem se mantendo na lista de mais vendidos desde seu lançamento.  Em fevereiro haviam sido 5.834 unidades comercializadas.

    8 – Chevrolet Onix Plus    

    O único sedã deste ranking, o Onix Plus caiu da quarta para a oitava colocação em um mês. O modelo da Chevrolet vendeu 5.450 unidades, queda de 16% na comparação com fevereiro, quando foram registrados 6.501 emplacamentos.

    Assim como aconteceu com o Onix hatch, é bem provável que o sedan volte a subir no ranking nos próximos meses, caso o problema da falta de semicondutores na produção em Gravataí (RS) seja resolvido.

    9 – Volkswagen T-Cross   

    O VW T-Cross tem permanecido com frequência entre a oitava e a nona posições do ranking. O SUV da marca alemã registrou 5.289 unidades emplacadas em março, queda de apenas 4% na comparação com fevereiro, mês em que foram comercializadas 5.524 unidades.

    10 – Fiat Argo   

    O ranking dos 10 modelos mais vendidos em março é fechado pelo Fiat Argo. O hatch registrou 4.995 unidades emplacadas no País e a queda foi de 19,7% na comparação com o mês de fevereiro, quando foram vendidas 6.221 unidades.

    O Argo finalizou 2020 na sétima posição entre os mais vendidos.