Novo Fiat Cronos 2023 aparece em comunicado enviado a concessionários

    Depois do Cronos 1.8 ter saído de linha na Argentina para dar lugar ao Cronos 1.3 CVT que estreará também um visual reestilizado, surgem as primeiras fotos e detalhes técnicos do novo Cronos 2023, que foram enviadas aos concessionários da marca no país hermano. Alguns deste revendedores enviaram estas imagens para seus clientes e as compartilharam com o Motor1 Argentina.

    Produzido na fábrica da Fiat em Córdoba, na Argentina, o Cronos receberá uma reestilização visual e será apresentado em julho de 2022, como antecipado pelo Motor1 Argentina em uma entrevista exclusiva com Pablo García Leyenda, diretor comercial da Fiat Argentina. Agora essas novas imagens e informações revelam novos detalhes do novo Cronos reestilizado, que vai substituir o modelo atual a partir do mês que vem – inclusive a versão 1.8 que saiu de linha de vez na Argentina ontem (no Brasil foi no final de dezembro). Mas bora conferir algumas das novidades do sedã.

    Como você pode ver no documento acima, a imagem destacada mostra a grade frontal com dois filetes cromados, rodas redesenhadas e a adição de uma nova cor pastel chamada Strato Grey – que possivelmente deve ser a cor cinza sólido da moda. Assim como a atual, a versão S-Design do Cronos se difrencia principalmente por trocar a cor preta por um acabamento cobre. Ainda por dentro há o novo volante da marca com o centro achatado (igual ao Pulse, além de apoios de braço na versão Precision CVT.

    Em relação a motorização, o motor 1.8 16V a gasolina de 130 cv sai de linha na Argentina, mas como previsto o sedã volta a ter versão automática com a esperada estreia do modelo 1.3 8V de 99 cv de potência com câmbio CVT, que também chegará ao mercado brasileiro. No Brasil, o Cronos não tem nenhuma configuração sem pedal de embreagem desde o final de dezembro de 2021, quando a versão 1.8 automátiva teve que dar adeus por conta do Proconve L7.

    Os rumores até agora falam sobre uma versão básica com o 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm, que seria uma opção básica para ocupar o lugar que já foi do Grand Siena. O Motor1.com Argentina já comentou ainda sobre a possibilidade do sedã receber o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm que estreou no Pulse, combinado a um câmbio CVT. Porém, ainda é uma especulação.

    Voltando ao documento enviado aos concessionários, ele ainda revela mais detalhes de equipamentos. A versão de entrada Attractive terá rodas de  aço de 14 polegadas com calotas, enquanto o Cronos Drive e S-Design terá um jogo de rodas aro 15. Já a configuração topo de linha Precision contará com rodas de liga-leve de 16 polegadas.

    Já no comunicado da Fiat Plan, braço argentino da marca para Planos de Poupança na Argentina, os clientes receberam a informação que o Cronos 1.8 Precision será substiuído pelo Cronos 1.3 Drive CVT. Assim a marca acabou revelando alguns equipamentos que virão, como faróis com luzes diurnas de LED, rodas de liga-leve de 15 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 7” compatível com Apple CarPlay e Android Auto, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, retrovisores elétricos e mais.

    O novo Fiat Cronos será lançado em julho de forma simultânea no Brasil e na Argentina, país onde é o carro mais vendido, ficando na frente de Hilux e Cruze no último mês de maio.