Kia e Mercedes-Benz têm veículos com maior valor de revenda no país

    [Fonte: Automotive Business]

    Atego 2426 6×2 e Bongo K2500 apresentaram o maior índice de valorização no mercado nacional

    Foram apresentados na terça-feira, 21, os veículos certificados com o selo Maior Valor de Revenda – Categoria Comerciais, organizado pela Agência AutoInforme. Nesta edição, os modelos Mercedes-Benz Atego 2426 6×2 e a camioneta de carga Kia Bongo K2500 apresentaram o maior índice de valorização no mercado nacional.

    “Ainda por causa das consequências da pandemia e falta de semicondutores, o setor de caminhões e utilitários não voltou à normalidade de produção. Por outro lado, a demanda está aquecida. Com isso, os compradores recorreram aos seminovos, o que explica a supervalorização desses veículos, mesmo depois de três anos de uso”, disse Joel Leite, diretor da agência.

    Mercedes domina Maior Valor de Revenda

    Em oito edições do selo, a Mercedes-Benz venceu em 25 categorias, com modelos utilitários e caminhões. Em sete oportunidades, a marca foi campeã geral com o maior índice de valorização. Na sequência, a Volkswagen faturou em nove categorias e dois com o título máximo. A Renault foi campeã geral duas vezes.

    De acordo com Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo de valorização dos preços dos veículos, “os resultados obtidos pela Mercedes-Benz, nos últimos oito anos da certificação, demostraram reconhecimento do mercado, por meio da qualidade do produto e dos serviços de pós-venda.”

    Para formar o índice de depreciação ou, desta vez, de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em maio de 2019 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em maio de 2022 – geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.

    “A depreciação veicular, ou valorização, dependem de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, à origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, explicou Leite.

    Confira os vencedores do selo Maior Valor de Revenda

    Categoria utilitários:

    1. Kia Bongo K2500 (+48,9%)
    2. Renault Master Furgão (+39,8%)
    3. Fiat Fiorino Furgão (+22%)
    4. Mercedes-Benz Sprinter Van 415 (+22,3%)

    Categoria caminhões:

    1. Volkswagen Delivery Express (+49,5%)
    2. Mercedes-Benz Accelo 1016 (+44,4%)
    3. Volkswagen 11-180 Delivery (+50,4%)
    4. Scania R-450 A 4×2 (+31,9%)
    5. Mercedes-Benz Atego 2426 6×2 (+50,9%)