Jeep Compass se mantém como o SUV médio mais querido do país

    [Fonte: Carpress]

    Mesmo enfrentando novos concorrentes, é o mais vendido em sua categoria

    O Jeep Compass, que continua se mantendo disparado como o líder entre os SUVs médios mais vendidos em sua categoria, resiste à concorrência acirrada e a chegada de novos competidores, como Ford Territory e Caoa Chery Tiggo8. Foram 6155 unidades comercializadas em novembro, segundo a Fenabrave, o que o coloca como 11º do ranking dos veículos mais vendidos. Na lista geral dos SUVs de todas as marcas, também está entre os 3, perdendo apenas para os SUVs compactos Jeep Renegade e Chevrolet Tracker.

    Sua fama resiste ao tempo. Lançado há quatro anos e com mais de 200 mil unidades comercializadas no país, vem ganhando ano a ano equipamentos de série, que antes só eram encontrados como itens opcionais. Testamos pelo Carpress a versão Limited Diesel, uma das mais procuradas nas concessionárias, pela motorização mais conveniente aos amantes do off road e que também adoram uma combinação equilibrada de consumo em ambiente misto, cidade e estrada.

    Apesar do custo que pode ser considerado alto, R$ 196.690, o desempenho do motor turbodiesel o torna melhor opção de compra do que a mesma versão Limited na motorização flex, a R$ 159.390. Sobre o consumo, com diesel fez 9,7 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.

    Ao longo do tempo, essa diferença de desempenho econômico se traduz no bolso. Dados do Inmetro apontam que o Compass costuma fazer míseros 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o Jeep Compass 2.0 Flex faz 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

    De 2019 para 2020, não se viram grandes mudanças visuais ou mecânicas. O motor é o mesmo turbodiesel 2.0 de 170 cv e torque de 35,7 kgfm, com tração integral 4×4 e câmbio automático de 9 velocidades. Bem conveniente é a novidade de fábrica do ajuste elétrico ao banco do motorista. Assim como é muito confortável os novos sensores de chuva e crepuscular, que automaticamente acende os faróis no limite do entardecer.

    Entre os badulaques tecnológicos, conta ainda com quadro de instrumentos de 7” e sistema multimídia Uconnect de 7” ou 8,4” de última geração, que melhorou muito e de fácil utilização com Apple CarPlay e Android Auto. O modelo oferece também ar-condicionado dual zone, bancos em couro, sistema de som premium Beats, além de teto solar panorâmico e elétrico Command View.