Qual o futuro dos veículos sustentáveis no Brasil? Vivenciamos o “boom” dos carros elétricos em 2023 e 2024. O número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, de acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Neste período, passamos de 32.798 para 291.089 (março), mas atualmente já temos mais de 300 mil carros eletrificados em circulação no país.
Qual o futuro dos veículos sustentáveis no Brasil?
A revolução dos veículos sustentáveis está mais próxima do que imaginamos e parte dos brasileiros têm aceitado isso muito bem. No entanto, os eletrificados (híbridos e 100% elétricos) só representam 6,6% do total de veículos leves vendidos (dados da ABVE — Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Esse percentual deve aumentar exponencialmente nos próximos anos. Segundo um estudo da consultoria McKinsey & Company a frota de veículos elétricos no Brasil deve chegar a 11 milhões em 2040, o que representa mais de 20% da frota circulante atual.
Atualmente dos 138.581 veículos vendidos de janeiro a outubro de 2024, 71% das vendas (98.396) são de híbridos plug-in, com carga externa. No mesmo período de 2023, essa participação era de 50,4% (33.788) — um crescimento de 191% do mercado.
Foco nos híbridos flex
Nossa futura frota será composta de todo o tipo de tecnologia, atual ou novas que surgirem, com destaque para os modelos híbrido flex, que devem se consolidar nos próximos anos.
Graças a movimentação do governo e das montadoras para a popularização da tecnologia que combina a tecnologia dos veículos PHEV, HEV ou MHEV com biocombustíveis, como o etanol.
O Programa Mover prevê cerca de R$ 19,3 bilhões de créditos financeiros entre 2024 e 2028 para montadoras que desenvolverem tecnologias voltadas para a sustentabilidade.
Marcas já consolidadas no país já anunciaram investimentos na casa dos bilhões para a produção de híbridos flex. A Stellantis foi uma das primeiras a anunciar um aporte de R$ 14 bilhões para o desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid que em breve estará no Fiat Pulse e Fastback.
A GM também deve lançar uma versão híbrida flex do Tracker e Onix com investimentos de R$ 5,5 bilhões.
A Toyota anunciou R$ 11 bilhões para trazer dois novos modelos com a tecnologia para o mercado nacional. Um deles será o SUV Yaris Cross.
É muita coisa envolvida para não cravar que a maioria dos carros sustentáveis do país será da tecnologia híbrida flex. Até porque a infraestrutura de carregamento ainda não permite o uso pleno dos veículos 100% elétricos.
Ainda enfrentamos dificuldades, ceticismo e desafios, assim como os altos preços desse tipo de carros. Ao pensar em sustentabilidade também precisamos pensar em formas de facilitar o acesso do grande público e não apenas de uma pequena parcela da população.