Fiat Uno vai sair de linha com série especial: marca terá outras novidades

    [Fonte: Auto Papo]

    Multinacional também prepara nova gama de veículos comerciais, incluindo inédito furgão Scudo e Fiorino reestilizado

    A Fiat prepara uma série de novidades para os próximos meses. Uma delas, porém, deve causar comoção em alguns consumidores: o Uno sairá de linha, mas terá uma edição de despedida, denominada Ciao. Segundo fontes do AutoPapo, essas informações foram reveladas por um executivo de alto escalão.

    O ano de 2021 foi motivo de comemorações para a Fiat no Brasil. O fabricante italiano instalado em Betim (MG) conseguiu abocanhar 22,53% de participação no mercado automotivo brasileiro até o final de outubro. Isso é sem contar com a Jeep, que também é parte da Stellantis. Neste ano a Fiat também realizou um lançamento importante: o Pulse, seu primeiro SUV da marca feito no Brasil.

    A despedida do Fiat Uno

    O Fiat Uno marcou pela modernidade do desenho e o espaço interno quando foi lançado em 1984, foi o carro mais rápido do país com a versão turbo, foi o primeiro carro 1.0 moderno e hoje está com sua segunda geração prestes a sair de vez do mercado. Um carro tão marcante não poderia sair de linha sem ser reconhecido, por isso haverá a edição de despedida Uno Ciao.

    Segundo nossa fonte serão 200 unidades numeradas. Ele trará pintura cinza, teto bicolor, spoiler, ar condicionado e rádio. Segundo essas informações, podemos esperar uma edição de despedida no estilo do Grazie Mille.

    Strada Ranch será o segundo Fiat com câmbio CVT

    O Pulse estreou o cambio CVT na gama atual da Fiat brasileira, ligado ao 1.3 Firefly aspirado ou ao novo 1.0 Turbo. O conjunto do motor 1.3 com o cambio CVT irá chegar à picape Strada ainda em 2021 junto da nova versão topo de linha Ranch.

    O visual da Strada Ranch irá seguir o estilo da Toro Ranch, trazendo estribos, para-barros e mais cromados de série.

    Fiat Fiorino com a cara do atual Uno

    fiorino 060
    Fiorino vai, enfim, receber o estilo do atual Uno (Foto: Fiat | Divulgação)

    A Fiat já lidera no mercado de comerciais leves graças ao sucesso da Strada, Toro e Fiorino. Doblò e Ducato completam a linha profissional da marca. Um novo furgão de porte médio virá para complementar essa gama, o Scudo.

    Nossa fonte diz que a capacidade de carga do Scudo será de 1.500 kg. Na Europa foi apresentado em outubro o elétrico e-Scudo, que é um irmão gêmeo do Citroën ë-Jumpy. Uma versão à combustão desse novo Scudo ainda não apareceu por lá, mas não se assuste se o vendido no Brasil foi derivado do Jumpy feito no Uruguai.

    A van grande Ducato, que vem importada do México será atualizada e deverá chegar no segundo semestre de 2022. O Fiorino também será atualizado, recebendo o estilo do Uno que está prestes a aposentar. Segundo os nossos colegas do Autos Segredos, o motor 1.4 Fire do Fiorino será atualizado para atender à norma Proconve PL7.

    Argo e Cronos não foram esquecidos

    Os Fiat Argo e Cronos foram lançados em 2017 e em 2018, respectivamente. Suas atualizações de meio ciclo de vida chegarão em breve, com retoques no estilo, interior e tecnologia embarcada.

    O sedã Cronos irá ganhar também o motor 1.0 firefly como opção de entrada e deve aposentar o antigo Grand Siena.