Fiat Cronos 1.8 sai de linha na Argentina para dar lugar ao 1.3 CVT

    |Fonte: Motor 1|

    Fora de linha no Brasil desde o fim do ano passado por conta das normas de emissões do Proconve L7, o Fiat Cronos 1.8 teve seu fim decretado pela marca na Argentina, país no qual onde ainda era produzido. De acordo com o Motor1.com Argentina, os clientes que estavam na fila de espera pelo sedã receberam uma carta da montadora informando que o Cronos 1.8 seria substituído pelo Cronos 1.3 CVT.

    O Cronos que sai de linha no país Hermano é a versão 1.8 16V a gasolina, que por lá entrega seus 130 cv de potência e 18,56 kgfm de torque. No seu lugar, entrará o novo Cronos 1.3 8V a gasolina de 99 cv e 12,95 kgfm, que no caso terá a nova transmissão automática CVT – mesmo conjunto que foi ofertado pela primeira vez no Brasil com o Pulse em 2021.

    Em relação a carta enviada aos clientes da marca, ela foi emitida pela chamada Fiat Plan, uma modalidade para aquisição de veículos zero quilômetro na Argentina no formato de Plano de Poupança. Na carta a Fiat Plan esclarece o seguinte:

    “Estamos escrevendo para informar que a FCA Automobiles Argentina SA anunciou a descontinuação do modelo Cronos Precision 1.8 16V no mercado”, sendo curioso que o comunicado ainda é identificado pelo nome antigo do grupo antes da criação da Stellantis em 2021. A empresa ainda detalha que “em cumprimento ao disposto no art. 12 do Formulário de Adesão, notificamos formalmente que o plano de poupança foi migrado para o modelo Cronos 1.3 Drive CVT”.

    O interessante é que o comunicado deixa vazar os equipamentos de série que o novo Cronos 1.3 CVT terá. Os destaques da lista são os faróis com luzes diurnas de LED (DRL), rodas de liga-leve de 15 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 7” compatível com Apple CarPlay e Android Auto, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, retrovisores elétricos e mais.

    Um equipamento que não está listado é o volante com regulagem de profundidade, ou seja, é possível que o novo Cronos 1.3 com câmbio CVT venha apenas com o ajuste de altura – uma perda considerável em relação ao modelo 1.8 que sai de linha, que tinha o recurso de série.

    Em abril a Fiat lançou no mercado argentino o Cronos 1.8 HGT com câmbio manual, uma série especial de 550 unidades que basicamente serviu como uma edição de despedida. Vale lembrar que o Cronos ganhará uma reestilização visual em breve, com seu lançamento confirmado para julho, como foi antecipado pelo Motor1.com Argentina em entrevista exclusiva com o diretor da marca do país no início deste mês. No Brasil, o modelo reestilizado e com câmbio CVT já foi flagrado e deverá chegar por aqui também no mês que vem.