Fiat cria música de saudação e muda sons de alertas, mas só para quem compra carro novo

    [Fonte: Auto Esporte]

    Identidade sonora da marca está sendo desenvolvida desde 2019 e começa a ser aplicada na linha 2023 de Pulse e Toro

    Alguns sons de um carro são bastante conhecidos (e até irritantes). Alertas de cintos de segurança e sensores de estacionamento costumam ser parecidos na maioria dos modelos. E isso com uma única função: chamar atenção dos ocupantes em nome da segurança.

    Mas a Fiat encontrou uma forma de tornar mais agradáveis os sons emitidos por um veículo. É o que a marca chama de “Sound Design UX”, que começa a ser aplicada na linha 2023 de Toro e Pulse.

    A ideia é que todos os automóveis e picapes da fabricante recebam a mesma atualização de acordo com o nível de equipamentos e tecnologias disponíveis.

    Segundo a Fiat, o objetivo de alterar os sons de um carro é proporcionar uma “nova jornada auditiva mais amigável” aos ocupantes e fazer com que os clientes criem uma identificação com a marca.

    Na prática, tudo começa quando o motorista entra no carro. A partir de agora, ele é recebido com uma saudação sonora já vista nos comerciais da Fiat. Outros sons, como dirigir sem cinto de segurança, porta aberta ou com o freio de mão puxado e alertas dos sensores de estacionamento também foram modificados.

    Já notificações da central multimídia ou ajustes do quadro de instrumentos terão melodias mais parecidas com as de um smartphone. Confira nos vídeos abaixo como eram os sons nos carros da Fiat antes e como eles vão ficar.

    ANTES

    Antigos sons de alertas e notificações da Fiat

    DEPOIS

    Nova identidade sonora da Fiat

    Os estudos para criar essa identidade sonora tiveram início em 2019, junto com o trabalho de reposicionamento de marca da Fiat. Porém, a mudança visual, com a troca do logotipo e a adoção das cores da bandeira italiana chegaram antes.

    Segundo Paula Amarante, gerente de projetos de experiência do usuário da Fiat na América do Sul, durante o trabalho de criação dos novos sons, foram pesquisados extratos de 100 fabricantes diferentes. “Queremos evitar irritação em momentos tensos. Os sons são funcionais, têm uma tarefa de comunicação”, disse.

    Central multimídia de carros da Fiat terão novos sons de notificações e alertas — Foto: Christian Castanho

    Central multimídia de carros da Fiat terão novos sons de notificações e alertas — Foto: Christian Castanho

    Durante as pesquisas, os especialistas acompanharam uma série de clientes para entender os comportamentos e gostos dos consumidores. Assim, essa “sinfonia” poderá ser ajustada. Um exemplo é a saudação sonora quando o motorista liga o carro. Ela poderá ser limitada a uma vez ao dia, totalmente desligada ou presente a cada nova partida.

    Outros sons poderão ser ter o volume ajustado para alto, médio ou baixo. Porém, donos de modelos atuais da Fiat não poderão atualizar seus veículos para receberem a nova identidade, ainda que isso seja possível via atualização do software.