Feirão Auto Show completa 50 anos; conheça a história

    [Fonte: Motor Show]

    O feirão permaneceu por 42 anos no Anhembi e, recentemente, mudou-se para o Center Norte com a mesma proposta.

    O feirão do automóvel que ocorre em São Paulo e conhecido atualmente como Auto Show vai completar 50 anos em janeiro de 2022. O feirão permaneceu por 42 anos no Anhembi e, recentemente, mudou-se para o Center Norte com a mesma proposta.

    Feirão no Center Norte – Foto: Divulgação

    O grupo Matel, idealizador da feira, é comandado atualmente pelo empresário Eduardo Ribeiro dos Santos. Conhecido como “casamenteiro à moda antiga”, por promover durante décadas a aproximação entre potenciais vendedores e compradores de carros, tino herdado do pai, Walter Ribeiro dos Santos.

    História

    O evento foi criado por Walter, ator, apresentador e locutor de rádio formado em serviço social e direito. Ele e mais três sócios fundaram a Mercado de Automóveis pela Televisão (Matel). Inspirados em atrações similares da tevê americana, lançaram o programa Feira Livre do Automóvel que, até então, acontecia em lojas e com vendedores informais na região central de São Paulo. As concessionárias da época vendiam apenas automóveis novos.

    Antes da pandemia, o evento chegou a reunir mais de 4.500 veículos à venda todo domingo no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC. Toda semana um terço dos veículos anunciados eram vendidos, gerando um movimento de R$ 50 milhões em média.

    Realizado desde 1972, primeiramente na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, o Feirão Auto Show é um ambiente de negócios que favorece a livre negociação entre compradores e vendedores.

    Dentro do Feirão, além dos carros à venda, há serviços como despachante, vistoria de transferência e emissão de laudo cautelar, financiamento, além do rádio-feira que transmite as ofertas e dá dicas para fazer um bom negócio.