FCA promete Fiat 500 elétrico e híbridos da Jeep no Brasil em 2020

    [Fonte: Notícias Automotivas]

    A Fiat Chrysler confirmou a chegada de três novidades eletrificadas ao mercado nacional ainda em 2020. Antônio Filosa, presidente da FCA para a região, revelou que a intenção do grupo ítalo-americano é vender o Fiat 500 elétrico até o final do ano e junto com ele as variantes híbridas plug-in dos modelos Jeep Compass e Renegade.

    O Fiat 500 elétrico será da segunda geração do pequenino da marca italiana, que deverá desembarcar aqui inicialmente no Salão do Automóvel 2020, mas somente se a montadora confirmar a presença. Segundo Filosa, essa participação ainda está em estudo dentro da empresa.

    A nova geração do Fiat 500 ainda nem foi mostrada, o que acontecerá em março no Salão de Genebra, quando esta opção eletrificada será mostrada ao público europeu. Estima-se que a autonomia ficará entre 200 e 300 km no ciclo WLTP, usando baterias de lítio bem mais potentes que as anteriores, usadas no Fiat 500e vendido nos EUA.

    Assim como este modelo, que será importado da Itália, os novos Jeep Compass e Renegade PHEV chegarão igualmente da península itálica com propulsão mista, já utilizando o novo motor Firefly Turbo em versão ainda não revelada pela FCA, mas que deve ser comum aos dois para redução de custos com peças.

    Na Europa, tanto o Compass quanto o Renegade possuem nessa configuração Plug-In Hybrid, o motor Firefly 1.3 Turbo com 180 cavalos e motor elétrico de 60 cavalos, instalado no eixo traseiro, provendo assim 240 cavalos de potência combinada. Apenas o Renegade tem opção Firefly 1.0 Turbo híbrido com 190 cavalos.

    Apesar da dupla presença, a Jeep só conseguirá colocar Renegade e Compass híbridos nas concessionárias brasileiras a partir de 2021. Os dois modelos, dessa forma, reforçam a proposta da Jeep de ampliação das ofertas e antecipa a chegada do motor Firefly Turbo em sua versão flex para ambos, que devem chegar ao mercado nacional com 150 e 180 cavalos, respectivamente.