Data OLX Autos: inteligência de mercado para o setor automotivo

    [Fonte: IstoÉ]

    A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de automóveis do Brasil, anunciou nesta terça-feira (19), o lançamento do Data OLX Autos, uma solução inédita de inteligência da empresa focada na análise de dados do setor automotivo nacional.

    Com uma base de 22,8 milhões de usuários que navegam na plataforma mensalmente, especialistas vão avaliar e antecipar os principais movimentos do mercado automotivo do país, embasando as melhores tomadas de decisão de negócio e disponibilizando diagnósticos precisos, e em tempo real, do que acontece no setor.

    A apresentação do Data OLX Autos ocorre durante o Conecta Autos, evento proprietário da OLX voltado para o mercado automotivo e que acontece entre amanhã e quinta-feira (21), em transmissão totalmente online. “Como tudo que faremos no Data OLX Autos, a motivação principal está em gerar valor para o ecossistema automotivo”, afirma Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

    Além da ampla base de dados gerada pela plataforma, as análises vão incorporar dados macroeconômicos para a construção de cenários futuros e informações exclusivas de parceiros do setor, com o objetivo de prever tendências e oferecer um panorama acurado do ecossistema automotivo.

    Entre os principais recortes a serem disponibilizados pelo Data OLX Autos constam a Análise Setorial, que trará a cada trimestre perspectivas para o mercado automobilístico do país; Tendências do Consumidor, cuja proposta é acompanhar questões relevantes sobre o uso do transporte e a evolução da mobilidade; Radar Autos, um report mensal com tendências do setor automotivo aliadas à conjuntura macroeconômica; e Informação sobre Preços, que vai monitorar a oscilação dos preços dos veículos anunciados no mercado brasileiro.

    Análise da primeira edição do Data OLX Autos

    O Data OLX Autos traz a análise estruturada de Danilo Igliori, economista do Data OLX Autos, que projeta um cenário desafiador para o mercado automotivo fortemente influenciado pelos efeitos da pandemia na economia global, com consequências diretas no panorama econômico nacional.

    “A cadeia global de suprimentos de automóveis foi bastante impactada pela pandemia resultando em expressiva redução da produção. Por outro lado, a demanda por automóveis vem se recuperando bem e os volumes de crédito já atingem níveis pré-pandemia. A falta de novos foi parcialmente compensada pelos usados, mas com fortes aumentos nos preços. A normalização está em curso, mas ainda deve demorar um pouco para estar completa. O controle da pandemia e a normalização das atividades estão aquecendo a economia, mas pressões inflacionárias e alta de juros geram dúvidas sobre a continuidade do crescimento em 2022. Alto desemprego, baixo poder de compra e elevação no endividamento das famílias serão fatores importantes para a dinâmica do mercado automotivo no ano que vem”, diz o relatório.

    O Data OLX Autos agrega em sua avaliação históricos de índices econômicos, como Expectativa do PIB (Produto Interno Bruto), Índice de Confiança da FGV (Fundação Gentúlio Vargas), Taxa Selic para Aquisição de Veículos para Pessoa Física e Concessões de Crédito para Aquisição de Veículos para Pessoa Física. Eles constam na seção Conjuntura do Mercado (Cenário Macro), que traz um resumo sobre a variação dessas taxas e suas motivações.
    A seção Conjuntura do Setor Automotivo (Dinâmica de Oferta, Demanda e Preços) traz gráficos com as variações da Produção e Vendas de Veículos Novos e Usados (Automóveis e Comerciais Leves), além de um comparativo entre o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a Inflação do Automóvel Usado.

    O Data OLX Autos também traz o ranking das top 5 marcas de automóveis mais vendidas na OLX, com recortes nacional e regional para o mês de setembro/2021; o ranking dos top 20 modelos e tipos de carroceria (hatch, sedã, SUV e Vintage); e, por fim, será apresentado o modelo e o ano do veículo mais vendido em setembro de 2021 para todas as regiões do país. Sobre a OLX.