Combustível caro faz motoristas trocarem carro por transporte público e andarem mais a pé, diz estudo

    [Fonte: Auto Esporte]

    Já faz algum tempo que noticiamos os consecutivos aumentos no preço do combustível, cujo litro da gasolina, aliás, já passou dos R$ 7 em quatro estados do país. O valor elevado pago na hora de encher o tanque gerou uma mudança na forma de locomoção dos brasileiros: a troca do carro pelo transporte público e a procura por outras alternativas, como bicicleta e até andar a pé.

    É isso o que aponta uma pesquisa realizada pela Webmotors Autoinsights, que mostrou que 31% dos entrevistados precisaram alterar a rotina e a forma como se deslocam.

    Opção mais acessível aos que preferem um transporte individual, motos tiveram uma procura maior em 2021 do que em 2020 e 2019 — Foto: Getty Images

    Opção mais acessível aos que preferem um transporte individual, motos tiveram uma procura maior em 2021 do que em 2020 e 2019 — Foto: Getty Imagen

    Desse total, 22% passaram a andar mais a pé e 21% optaram por investir em uma moto, tendo em vista que é um transporte individual mais econômico, acessível e que consegue superar melhor os congestionamentos. Por outro lado, essa procura resultou em um recorde de acidentes envolvendo motos entre 2020 e 2021.

    Todavia, até mesmo quem faz o uso da moto precisou escolher outra forma de locomoção. Neste caso, as principais alternativas para os motociclistas foram as bicicletas (33%) e carros por aplicativo, para 22% do grupo.