Brasil tem 28 infrações de trânsito por uso do celular a cada hora

    |Fonte: Motor Show|

    Pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito em 2021

    Atualmente, os smartphones agilizam a vida de todos e se tornaram indispensáveis – menos enquanto o motorista dirige. O Brasil registrou 28 infrações de trânsito por uso do celular a cada hora.

    O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), que no Maio Amarelo traz orientações sobre esse tipo de infração e uma análise sobre os dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes ao ano de 2021.

    O levantamento divulgado pela Abramet também mostra que, em todo o País, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito em 2021.

    Entre os Estados brasileiros que se destacam por acumularem os maiores números desse tipo de infração, São Paulo lidera concentrando mais de 37% dos registros nesse período, com 91.362 ocorrências.

    Em seguida vêm os estados de Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações contabilizadas, respectivamente.

    Multa

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige, terá que desembolsar R$ 243,47 em multa, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.