Automação surge como saída para afastar coronavírus das fábricas de carros

    [Fonte: Uol]

    A retomada das atividades na maioria das fabricantes será acompanhada de uma série de normas para evitar casos de Covid-19. Mas o distanciamento social precisa ser mantido em um momento no qual o coronavírus ainda assola o país. Por isso, especialistas acreditam que a automação pode ser uma das saídas para garantir a saúde das pessoas sem interferir significativamente no volume da produção de carros.

    “Acredito que a procura da indústria pelas tecnologias vai crescer nos próximos meses, até porque as empresas não vão poder produzir menos do que antes. Não há como manter o volume anterior com metade dos funcionários na linha de montagem. Então uma maior automação se tornará necessária para que isso não aconteça”, analisa Marcio Aguiar, gerente sênior da Nvidia Enterprise para a América Latina.

    700 robôs

    Fábrica de Goiana (PE) é a mais moderna da FCA no mundo - Divulgação
    Fábrica de Goiana (PE) é a mais moderna da FCA no mundo

    Imagem: Divulgação

    O índice de automação já é grande nas fábricas mais modernas do país. A FCA aproveitou um enorme terreno onde antes havia apenas um canavial para erguer a fábrica mais moderna do grupo no mundo.

    Na época de sua inauguração, em 2016, 700 robôs (sendo 650 na Funilaria, 40 na Pintura e 10 na Montagem) operados por mais de 2 mil trabalhadores participavam da produção dos modelos Jeep Renegade e Compass e Fiat Toro.

    Além de minimizar a necessidade de interação humana, a automação ainda agiliza processos: uma estação automatizada formada por 18 máquinas é capaz de aplicar 150 pontos de solda em apenas um minuto e meio. A fase de pintura é realizada por 48 robôs controlados por operários.

    Até na logística

    BMW tem parceria com Nvidia para acelerar desenvolvimento de robôs - Divulgação
    BMW tem parceria com Nvidia para acelerar desenvolvimento de robôs

    Imagem: Divulgação

    Os robôs também podem contribuir para auxiliar no distanciamento social até longe das linhas de montagem. Atualmente, a Nvidia possui um acordo com a BMW. O acordo prevê a utilização de inteligência artificial e outras tecnologias para melhorar o fluxo de logística das fábricas para produzir carros personalizados com mais rapidez e eficiência. Depois de aprovado, o sistema será implementado em todas as fábricas da empresa no mundo.

    A Nvidia fornece uma plataforma chamada Isaac capaz de acelerar o desenvolvimento de máquinas autônomas. Vários sistemas de inteligência artificial são utilizados para treinar e testar os robôs, que ajudam no processamento de informações e no fluxo de organização e distribuição de componentes vindos de mais de 4,5 mil fornecedores.

    Além de facilitar a vida dos operários e reduzir consideravelmente o tempo de produção, os robôs evitam contato em etapas que demandam interação humana. Foram desenvolvidos robôs de navegação para transportar materiais de maneira autônoma e robôs de manipulação para selecionar e organizar peças.

    “A inteligência artificial já se provou como a principal tendência para o futuro. Aliada à robótica, conseguimos gerar soluções ainda melhores para todos os envolvidos”, conclui Marcio.