7 cuidados para fazer em casa e deixar seu carro tinindo na quarentena

    [Fonte: UOL]

    A pandemia de coronavírus mudou hábitos e fez com que quase todos ficassem em casa. Comércios considerados “não essenciais” foram fechados, por determinação de governos estaduais e municipais.

    Para quem também está de quarentena e precisa ficar em casa para evitar a propagação da Covid-19, o UOL Carros separou algumas dicas que te ajudarão a deixar seu carro tinindo quando o confinamento acabar.

    Desde assuntos mais simples, como o que fazer para não deixar a bateria acabar, até os mais complexos e inusitados, como higienização de ar-condicionado, a ideia é manter o isolamento social. Por conta disso, os serviços podem ser feitos na garagem da sua casa, pelos próprios proprietários. Vamos a eles:

    Bateria

    Smith Collection/Gado/Getty Images
    Imagem: Smith Collection/Gado/Getty Images

    Douglas Quirino, proprietário do centro automotivo responsável pela manutenção dos caminhões do Corpo de Bombeiros da capital paulista, foi claro: “O ideal é ligar o carro ao menos uma vez por semana. Se puder ir para a rua, rode por uns 15 ou 20 minutos. Se não tiver como sair, mantenha o motor ligado também por esse período, mas sempre ao ar livre”.

    Pneus

    Getty Images/iStockphoto
    Imagem: Getty Images/iStockphoto

    A dica para manter os pneus em dia é calibrá-los (há calibradores caseiros à venda) e, se possível, rodar pelo menos 5 quilômetros com o carro uma vez por mês para evitar que eles fiquem “quadrados”.

    Esse tipo de avaria, no entanto, só costuma ocorrer em carros que ficam um tempo bem mais longo sem rodar – a partir de 60 dias. De qualquer forma, se é para deixar tudo “tinindo” quando as medidas de isolamento terminarem, uma voltinha é bem-vinda.

    Higienização

    Ivan Ribeiro/Folhapress
    Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapress

    Para quem quiser por a mão na massa, lembre-se de que o álcool gel, eficiente para higienização das mãos no combate à doença, pode danificar o painel e outras peças do veículo.

    Opte por panos úmidos com sabão neutro e água, sem deixar o conteúdo respingar, para manter volante, laterais de porta, maçanetas, botões do vidro elétrico e outros comandos sempre limpos e livres do vírus.

    Limpeza de estofados

    A limpeza dos estofados dá um pouquinho de trabalho, mas, com paciência, o serviço pode ficar como o de um verdadeiro profissional. O primeiro passo é dar uma boa geral com o aspirador de pós. Se você não tiver os portáteis, próprios para carros, pode usar o doméstico mesmo, que ele dá conta do recado.

    Para tirar manchas, o ideal é usar sabão neutro com um pouco de água, mas sempre tomando o cuidado de não ensopar demais o tecido.
    Para secar, uma dica: use o secador de cabelos para agilizar o processo e evitar possíveis maus cheiros.

    Lavagem do motor

    O motor também precisa ser limpo para evitar acúmulo de ferrugem, sabia? Mas não abuse. Uma vez ao ano é o suficiente para deixar a máquina tinindo e livre de problemas. Quando o motor estiver frio, use a mangueira ou a máquina, com pressão moderada, para tirar a sujeira.

    Se o motor do seu carro não puder ser lavado (ou se você não tiver certeza disso), pode utilizar uma bucha seca para tirar as sujeiras mais grossas. Dará um pouquinho mais de trabalho, mas o efeito será o mesmo e é mais seguro.

    Limpeza do ar-condicionado

    Já que a ordem em tempos de pandemia é manter distanciamento social, você pode realizar a limpeza do ar-condicionado veicular sozinho.
    O primeiro passo é consultar o manual do veículo para descobrir onde a peça está localizada. Normalmente fica no painel, dentro da cabine.

    Ao encontrar a peça, verifique se uma limpeza será suficiente ou se é o caso de troca. Quanto mais claro e sem pó acumulado ele estiver, mais indicada é a simples limpeza.

    Para resolver esse problema, passe um pano seco em toda a peça e, na sequência, com muito cuidado, use o aspirador de pó para tirar o restante.

    Esse simples procedimento deixará o ar-condicionado pronto para aguentar mais um tempinho… Ao menos até a pandemia acabar.

    Combustível

    A última dica é em relação ao combustível. Douglas Quirino aconselhou aos leitores do UOL Carros sobre o que fazer. Segundo o especialista, o ideal é evitar guardar o carro com o tanque muito vazio, pois isso pode causar acúmulo de partículas de sujeira no fundo e, ao voltar a ligar o veículo, os injetores e filtros podem entupir.

    A dica é deixar ao menos metade do tanque com combustível, de preferência de boa qualidade. “Se for gasolina, opte pela aditivada. Se for etanol, evite colocar em postos que praticam preços muito abaixo da concorrência”, simplificou.